Como afiar lâmina do liquidificador

Como afiar lâmina do liquidificador

Publicado em 23, Dez 2023

Você sabia que é possível afiar as lâminas do seu liquidificador utilizando dicas caseiras e simples? Hoje, vamos compartilhar algumas alternativas práticas e eficazes para deixar as lâminas do seu liquidificador afiadas como novas. Seja com cascas de ovos, sal grosso ou até mesmo um amolador próprio, existem soluções fáceis de aplicar para garantir o bom funcionamento do seu aparelho.

No primeiro método, uma opção é utilizar cascas de ovos limpas e secas. Basta colocá-las dentro do copo do liquidificador e bater na função "pulsar" ou no nível 1 de velocidade. Esse atrito ajuda a afiar as lâminas, deixando-as prontas para uso no preparo de sucos, vitaminas e muito mais.

Outra alternativa simples é utilizar sal grosso. Coloque um punhado de sal dentro do liquidificador e bata por alguns segundos. Repita o processo por cerca de 10 minutos, até que o sal se transforme em pó. Assim como as cascas de ovos, o atrito do sal com as lâminas ajuda a afiá-las e revitalizá-las.

Se essas dicas não resolverem o problema, você pode recorrer ao uso de um amolador próprio. Para isso, será necessário remover a lâmina do liquidificador, afiá-la com o amolador e depois recolocá-la no lugar de encaixe. Esse método é mais complexo, mas pode ser uma solução eficaz em casos mais difíceis.

Afie as lâminas do seu liquidificador de forma fácil e econômica, seguindo essas dicas caseiras. Com um bom cuidado, você prolonga a vida útil do seu aparelho e garante resultados perfeitos em todas as receitas.

Como afiar lâmina do liquidificador com cascas de ovo

Uma das maneiras caseiras de afiar as lâminas do liquidificador é utilizando cascas de ovos lavadas e secas. Basta colocar as cascas dentro do copo do aparelho e bater na função "pulsar" ou no nível 1 de velocidade.

Após bater as cascas aos poucos, é necessário remover o farelo e lavar normalmente. Essa dica é eficaz e pode ser utilizada no dia a dia ao preparar sucos, vitaminas e outras bebidas.

Dica extra

Para garantir ainda mais eficácia na afiação das lâminas do liquidificador, você pode adicionar algumas gotas de água às cascas de ovo. Isso ajudará a criar uma fina camada de abrasão que facilitará o processo de afiação.

  • Etapas para afiar lâmina do liquidificador com cascas de ovo:
  • Lave e seque as cascas de ovos.
  • Coloque as cascas dentro do copo do liquidificador.
  • Selecione a função "pulsar" ou o nível 1 de velocidade.
  • Bata as cascas aos poucos até obter uma consistência fina.
  • Remova o farelo das cascas.
  • Lave o copo do liquidificador normalmente antes de utilizá-lo.

Não deixe de experimentar essa técnica simples e econômica para afiar as lâminas do seu liquidificador. Com as cascas de ovo, você poderá manter o aparelho em pleno funcionamento e desfrutar de bebidas deliciosas sem obstáculos.

Como afiar lâmina do liquidificador com sal grosso

Outra opção para afiar as lâminas do liquidificador de forma caseira é utilizando o sal grosso. É uma solução simples e eficaz que pode ajudar a manter o desempenho do aparelho. O atrito gerado pelo sal grosso afia e revitaliza o corte das lâminas, sem causar danos ao liquidificador.

Para afiar as lâminas com sal grosso, siga os passos a seguir:

  1. Coloque um punhado de sal grosso dentro do copo do liquidificador.
  2. Ligue o aparelho e bata o sal grosso por alguns segundos.
  3. Repita o processo por cerca de 10 minutos, até que todos os grãos sejam transformados em pó.

Ao final do processo, as lâminas estarão afiadas e prontas para serem utilizadas novamente. É importante ressaltar que o sal moído nos aparelhos pode ser reaproveitado normalmente nas preparações culinárias, sem causar problemas de sabor ou contaminação.

Como afiar lâmina do liquidificador com amolador próprio

Se você já tentou as dicas anteriores e ainda está com dificuldades para afiar as lâminas do seu liquidificador, não se preocupe. Existe uma solução para esse problema: utilizar um amolador próprio.

Para afiar a lâmina do liquidificador com um amolador próprio, você precisará remover a peça que prende a lâmina, localizada na parte inferior do copo do aparelho. Geralmente, essa peça é desenroscada no sentido horário para ser removida com facilidade. Lembre-se de prestar atenção na maneira correta de encaixar as peças novamente.

Com o amolador próprio em mãos, passe-o em toda a extensão do metal da lâmina. Certifique-se de ter cuidado para não se cortar durante o processo. O objetivo é afiar a lâmina e deixá-la com o corte adequado novamente.

Depois de afiar a lâmina, basta colocá-la de volta no lugar de encaixe e prender com a peça removida anteriormente. Dessa forma, seu liquidificador estará pronto para ser utilizado novamente com lâminas afiadas e eficientes.

Confira também